Tamara Landau
Psicanalista e Escultora

Tamara Landau é psicanalista e psicoterapeuta, escultora e escritora, redatora em revistas de psicanálise, membro fundador da Sociedade de Psicanálise Freudiana (Paris) e fundadora do grupo de pesquisa MnemoArt (arte, psicanálise e ciência).

Tamara Landau inscreve-se em uma prática laica da psicanálise freudiana e anima seminários de pesquisa na Sociedade de Psicanálise Freudiana (Paris). Há anos, ela vem elaborando uma nova abordagem da anorexia e da bulimia a partir de sua teoria do “enclave” sobre as origens pré-natais de numerosos sintomas. Está envolvida em um trabalho de pesquisa focada nesta hipótese com pesquisadores do I.N.S.E.R.M., Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica) e do C.N.R.S., Centre National de la Recherche Scientifique (Centro Nacional da Pesquisa Científica), afim de encontrar pontes entre a psicanálise e as neurociências.

Você encontrará neste site o calendário dos seminários, colóquios de psicanálise, exposições e eventos dos quais ela participa ou organizados por ela no âmbito da Sociedade de Psicanálise Freudiana em Paris e de MnemoArt na Europa. Encontrará também uma bibliografia de suas publicações e aintrodução, as imagens e o making of de seus livros. Desde 2015 são publicados em italiano em espanhol.

Vídeo da Apresentação   Vídeo da Apresentação
 
"O Impossível Nascimento ou a Criança Enclavada"
éditions Imago, 2009 
2eme édition revue et corrigée
  "As Funâmbulas do Esquecimento"
Origens da anorexia e da bulimia
édition Imago, 2012

Notícias

Quarta-feira 25 de outubro 2017
Mônica Veras, psicanalista, Diretora e Presidente do NAPSI (Núcleo de Atendimento Psicológico), instituição de formação psicanalítica em Salvador/Bahia, convida Tamara Landau a fazer uma conferência-debate nesta instituição à partir das 18:30h em torno de "Como a escuta do fantasma primordial da árvore invertida pode dinamizar as análises de crianças e adultos sofrendo de anorexia, bulimia e neurose de angústia.
Segunda-feira 23 de outubro 2017
Larissa Ornellas, Psicanalista, Professor, Doutor na UNEB (Universidade do Estado da Bahia), convida Tamara Landau a fazer duas conferências e a projetar seus vídeos sobre a pesquisa sobre o impacto da vida prénatal no dia 23 de outubro das 13:30h às 17:30h, tema que estabelece relação com a pesquisa que a referida professora desenvolve nesta Uiniversidade: "Duplo Nascer: Leituras da constituição e da psicopatologia da relação primordial mãe-bebê por meio de indicadores clínicos".
Sexta-feira 20 de outubro 2017
Tamara LANDAU participa do congresso de psicanalistas lacanianos da América Latina que acontecerá no Rio de Janeiro no Othon Palace entre 18 a 21 de outubro de 2017 http://lacanorio2017.com.br. Link Ela irá apresentar seu trabalho: "Conceito de enclave e fantasma primordial da árvore invertida", de 17:30h à 18h na sala Guaratiba.
Sexta-feira 7 de Abril de 2017
Tamara Landau foi convidada por Gabriela Renault, decana da faculdade de psicologia do Salvador em Buenos Aires, e pelo professor Moty Benyakar, diretor do departamento de doutorado em psicanálise, para dar uma conferência sobre seu tema de pesquisa “Origens pré-natais de numerosas patologias mentais, em particular a bulimia e a anorexia”. Link.
Segunda-feira 3 de Abril de 2017
Tamara Landau é convidada por Jaqui Zieler para dar uma conferência na fundação Creavida em Buenos Aires “Como imaginar uma casa azul?” Trabalho de prevenção dos distúrbios psíquicos da criança durante a preparação para o parto nas maternidades, Fondación Creavida, San Isidoro, Buenos Aires. Link.
Domingo 2 de Abril de 2017
A editora Ricardo Vergara convida Tamara Landau a falar acerca do conceito de enclave na origem de numerosas patologias. Buenos Aires, Barrio de Colegiales, Torres de Cramer y Santos Dumont. Link.
Sábado 25 de Fevereiro de 2017
Tamara Landau organiza uma jornada de estudo na Sociedade de Psicanálise Freudiana acerca do conceito de enclave na clínica psicanalítica. Psicanalistas que participaram dos seminários em Paris e na Itália dão seu testemunho Com as intervenções de Pietro Andujar, Bice Benvenuto, Gianluca Caldana, Caroline Gillier, François Lamour, Touria Mignotte e a participação de Elsa Carvalho, Catherine Lemoine, Marie-Christine Moulier, Maryvonne Paul, Monique Zerbib. Link. Projeção de vídeos de Tamara Landau.
Sábado 25 de Fevereiro de 2017
Vernissagem da exposição de Jean-Pierre Landau “Caderneta de um psicanalista” a partir das 18h na Sociedade de Psicanálise Freudiana, 23, rue Campagne Première, Paris, 75014. A exposição acontecerá de 25 de Fevereiro a 5 de Março. Encerramento Domingo 5 de Março a partir das 18h. Visitas agendadas com Jean-Pierre Landau fone 0651446138.
Quarta-feira 30 de Novembro de 2016
O artigo de Tamara Landau “Gênese pré-natal da Anorexia e da Bulimia” foi publicado na revista Addenda, psicanálise e cultura, editora Ricardo Vergara, Buenos Aires. Link.
Sábado 22 de Outubro de 2016
Luciana La Stella, presidente da OPIFER (organização de psicanalistas italianos) convidou Tamara Landau a projetar seus vídeos durante o colóquio “Parola, Simbolo e Narrazione tra Psicoanalisi e Neuroscienza” (Palavra, Símbolo e Narração entre Psicanálise e Neurociência) que aconteceu na Universidade de Pistoia. Link.
Sábado 15 de Outubro de 2016
Laura Monachesi, presidente do Centro de Arte Internacional ANTINOO / Marguerite Yourcenar, e Roberta Filipa, diretora artística do mesmo centro, convidaram Tamara Landau entre os 33 artistas que ilustraram com obras originais o último livro de Marguerite Yourcenar “Os 33 nomes de Deus”. Em 15 de Outubro, por ocasião da XX Jornada Nacional de Arte Contemporânea, o Centro de Arte ANTINOO-Yourcenar apresentou o livro no espaço Daistudio, via Trastevere, 143, em Roma.Link.
Quinta feira 9 de Junho de 2016
Na Feira do Livro de Palermo (Una marina di Libri) serão apresentados os livros de Tamara Landau por Alexandre Madonia, diretor da Revista Fort DA e do centro Paul Lemoine em Palermo, e por Luciana La Stella, diretora da coleção Inconsciente e Sociedade na editora Aracne e Sandra Giordano. Link. Ver a programação completa da Feira.
Sábado 7 de Maio de 2016
A editora Aracne, o Centro Paul Lemoine e Ottavio Navarra convidam Tamara Landau a apresentar em Palermo seus livros publicados em italiano “L’impossibile nascita o il bambino "enclavé" (“O impossível nascimento ou a criança enclavada”)e “Le funambole della dimenticanza. Origini prenatali dell’anoressia e della bulimia” (“As funâmbulas do esquecimento. Origens pré-natais da anorexia e da bulimia”). A apresentação acontecerá no formato de vídeo-performance com a participação de Tamara Landau, Luciana La Stella, Catherine Lemoine, Alexandre Madonia, Sandra Giordano, Serafina Ignoto.Link
Terça-feira 5 de Abril de 2016
Tamara Landau convida Marie-Claire Busnel, pesquisadora do I.N.R.A., Institut National de la Recherche Agronomique (Instituto Nacional da Pesquisa Agronômica) e da UFR Paris V, Unité de Formation et de Recherche (Unidade de Formação e de Pesquisa), para seu seminário de pesquisa na Sociedade de Psicanálise Freudiana em Paris, para prosseguir no diálogo e apresentar suas pesquisas mais recentes sobre a comunicação mãe/feto e mãe/recém-nascido. Ver o vídeo

Ver os eventos anteriores
[RSS] S'abonner au flux RSS

Visualizar os vídeos

jouer les vidéos

MnemoArt

MnemoArtpropõe pensar a arte e a psicanálise junto com a ciência e a política como uma escrita poética contra o esquecimento.
Mnemoart é um grupo de pesquisa experimental fundado por Tamara e Jean-Pierre Landau,psicanalistas e artistas, com a participação de Alain Lazare, Axelle du Rouret, Didier-Weill, Bruno Contensou, Catherine Fava-Dauvergne, Chantal Riols, Harold Rive-Decaillot, Julia Desautel, Marc Bonnet e Paola Mieli, todos engajados, a partir deste lugar, em uma elaboração original em torno da figuração plástica de conceitos psicanalíticos centrados no tempo, na memória e no rastro.
Busca-se uma nova linguagem atando a psicanálise com a arte e a ciência, através das trocas, dos encontros e dos eventos artísticos.
Exposições e eventos efêmeros (vídeos, exposições, performances) vão marcar os tempos das reflexões teóricas do grupo. Um cuidado especial será dado para o après-coup e o rastro deixado pelo caráter efêmero das escritas.
A constituição de uma rede de galerias e centros de artes recebendo os artistas de MnemoArt em diversos países está prevista afim de seguir questionando-se pela criação de atos poéticos, a postura subversiva do sujeito na ciência e na sociedade.

www.mnemoart.org